Resenha "O Corcunda de Notre Dame"

"Victor Hugo foi o maior poeta romântico da França e um dos seus maiores prosadores. Produziu várias obras-primas, entre elas o romance medieval O Corcunda de Notre Dame (1831).A história é centrada na tragédia do corcunda Quasímodo e da cigana Esmeralda. É no interior da grande catedral gótica e nos labirintos das construções de Paris que se desenrola a terrível história de paixões impossíveis de seus personagens.Victor Hugo reuniu magistralmente em seu famoso romance religiosos e vagabundos, ciganos e nobres, padres e leigos — heróis e vilões. Com poderosa imaginação criadora, Hugo desperta em seu leitor as mais variadas emoções: do profano ao sagrado, do grotesco ao sublime.A história teve várias versões cinematográficas."

O Corcunda de Notre Dame | Victor Hugo | Editora Zahar | 495 páginas |Skoob


O Livro me impressionou bastante, achei completamente diferente em relação aos livros da Disney, este livro é recheado de passagens filosóficas, históricas e uma detalhada descrição da arquitetura tanto da catedral como da cidade na época, não se esquecendo dos personagens, desde os pedintes e ciganos até o rei e a nobreza, que eram destaque nesse tempo. Um livro agradabilíssimo de ler! Nenhuma tragédia ocorrida durante a leitura conseguiu me tirar este clima de tranquilidade que a leitura me proporcionou.     O fato da moça ser filha da reclusa é adiado com maestria pelo autor, a fim de não parecer tão óbvio e evitando o "milagre" que seria se o amuleto da moça só aparecesse no encontro final com a reclusa. O amor de Quasímodo por Esmeralda é algo que suaviza a impressão do homem horrendo, que faz justiça com as próprias mãos. 
 Há também a presença de críticas às classes sociais, tanto a de miseráveis e mendigos, quanto a de fidalgos possuidores de terras ou de alguma fortuna.
     O final é muito interessante e está à altura de toda a trama construída por Victor Hugo, definitivamente foi uma boa.
      Vale muito a pena ler a obra, é linda e muito prazerosa!


  

2 comentários:

  1. Oi Júllia! Primeiramente parabéns pelo blog e pelo seu prazer pela leitura tão cedo assim. Segundo parabéns pelos seus pais pelo incentivo, que tenho certeza que eles te dão sempre. Fiquei super feliz em descobrir seu blog. Você escreve muito bem e faz uma resenha espetacular, muito melhor do que muitos blogueiros por ai.
    Estou te seguindo flor, fique à vontade para conhecer meu blog também.
    Bjokas e continue sempre!

    Samy Rabelo
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada :) Adorei seu blog, beijão!

    ResponderExcluir

Olá, se você passou por aqui não deixe de comentar! Eu A-M-O comentários =) mas antes de comentar você deverá saber de algumas coisinhas:

♥ Faça comentários educados, comentários mal educados serão excluidos;

♥ Se quiser criticar faça criticas construtivas, respeito é bom e todo mundo gosta;

♥ Se eu não responder o seu comentário tenha certeza que li com muito carinho;

♥ Sinta-se a vontade para colocar o link do seu blog no comentário, mas comentários do tipo 'Segui, segue de volta?' não irei aceitar.

Volte sempre, estarei sempre pronta a te receber!
Beijos, Júllia